MENU

#SAÚDE | BOLETIM INFORMATIVO ANUAL EPIDEMIOLÓGICO DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO DE GUIRICEMA – MG

WhatsApp
Facebook
Twitter
BOLETIM SÍFILIS

A Prefeitura de Guiricema, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Epidemiologia, vem a público divulgar o Boletim Informativo Anual Epidemiológico de Sífilis no município, no período de janeiro a dezembro de 2022 (sendo 4 casos de sífilis adquirida e 5 casos de sífilis em gestante).

 

  • O QUE É SÍFILIS?

A sífilis é uma doença que pode ser adquirida por meio do ato sexual ou pelo contato com o sangue infectado, ou ser congênita, quando ocorre a transmissão da doença para o bebê durante a gravidez por falta de tratamento adequado.

 

  • SINTOMAS

Os sintomas variam de acordo com o estágio em que ela se encontra. Em sua primeira fase é caracterizada por uma úlcera, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus e boca).

 

Especificamente para a gestante, a detecção precoce da sífilis é essencial para evitar a transmissão vertical e consequentes má formações no feto. Se não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, aparelho respiratório e gastrointestinal, além de órgãos como olhos, pele e ossos.

 

  • PREVENÇÃO

A principal forma de prevenção da sífilis é utilizando o preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as relações sexuais.

 

Para acesso ao diagnóstico de sífilis, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer exames de sangue ou teste rápido.

 

 

SAÚDE PROMOVE BATE-PAPO COM A MELHOR IDADE

Para comemorar o mês das mães, as professoras do NASF: Amanda Ferraz, Regiane Calais e Mariana Nogueira, com o apoio…

5 DE JUNHO | DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O que você faz para preservar a natureza? (mais…)

Está chegando a Festa do nosso padroeiro Santo Antônio!

É nesta sexta, dia 7 de junho, com show de Mauro & Marcelo e Arquimedes Sabino, às 20h, ao lado…

BATE-PAPO COM A TERCEIRA IDADE

Ei pessoal! Temos um convite muito especial! (mais…)
Pular para o conteúdo