A Prefeitura de Guiricema, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Epidemiologia, vem a público divulgar o Boletim Informativo Anual Epidemiológico de Sífilis no município, no período de janeiro a dezembro de 2022 (sendo 4 casos de sífilis adquirida e 5 casos de sífilis em gestante).
- O QUE É SÍFILIS?
A sífilis é uma doença que pode ser adquirida por meio do ato sexual ou pelo contato com o sangue infectado, ou ser congênita, quando ocorre a transmissão da doença para o bebê durante a gravidez por falta de tratamento adequado.
- SINTOMAS
Os sintomas variam de acordo com o estágio em que ela se encontra. Em sua primeira fase é caracterizada por uma úlcera, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus e boca).
Especificamente para a gestante, a detecção precoce da sífilis é essencial para evitar a transmissão vertical e consequentes má formações no feto. Se não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, aparelho respiratório e gastrointestinal, além de órgãos como olhos, pele e ossos.
- PREVENÇÃO
A principal forma de prevenção da sífilis é utilizando o preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as relações sexuais.
Para acesso ao diagnóstico de sífilis, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer exames de sangue ou teste rápido.