Você sabia que a alimentação pode auxiliar no fortalecimento da imunidade?
Por isso, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), através da nutricionista Karen Cristina Caetano, preparou dicas e receitas valiosas para deixar as defesas do nosso organismo mais fortes para combater viroses e infecções.
Aproveite esse momento de distanciamento social para experimentar receitas e manter sempre uma alimentação saudável! Fique bem, fique em casa!
#guiricema #transparencia #serviçopublico #politicaspublicas
Orientação para melhorar a imunidade
Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral.
As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio, os alimentos ricos nessas vitaminas e minerais são:
- Vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis, melão.
- Vitamina C:. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.
- Vitamina E: o germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
- Ácido Fólico: fígado, feijões e vegetais folhosos verdes escuros (brócolis, couve, espinafre).
- Zinco: as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
- Selênio: Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
Receitas sucos para auxiliar na imunidade:
- Suco de laranja com cenoura
Ingredientes:
- Suco de 3 laranjas;
- 1 cenoura;
- 1 xícara de chá de folhas e talos de agrião;
- 1 colher de sopa de semente de chia.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o suco de laranja com a cenoura, o agrião e as sementes de chia até obter um suco homogêneo. Sirva com gelo.
2. Suco de inhame
Ingredientes:
- 1 pedaço médio de inhame sem casca;
- 1 beterraba com casca;
- 2 folhas de couve;
- 1 cenoura com casca;
- 1 maçã com casca e sem sementes.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma bebida homogênea. Beba em seguida sem adoçar
- Suco de couve com laranja
Ingredientes:
2 folhas de couve picadas;
- Suco de duas laranjas;
- 1 colher de chá de gengibre ralado;
- 1 colher de sobremesa de sementes de chia;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo: Higienize bem a couve, coloque no liquidificador o suco de laranja, a couve, o gengibre, a chia e o gelo. Bata bem até ficar homogêneo e sirva em seguida.
- Suco de beterraba
Ingredientes
- 1 beterraba
- 1 maçã
- 2 cenouras
- Água
Modo de preparo: Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Separe e guarde na geladeira enquanto batem no liquidificador, com água, as cenouras e a maçã. Misture tudo e beba meia hora antes do café da manhã, em jejum.