Guiricema sofre com a falta dos repasses de verbas por parte do Governo do Estado de Minas. Assim como a maioria dos municípios mineiros, nossa cidade espera pelo pagamento de mais de R$ 2 milhões, que estão em atraso.
Os valores são referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além dos juros e correções monetárias. A falta desses valores compromete a realização de serviços básicos por parte da Administração Municipal, principalmente àqueles que dependem exclusivamente destes recursos. A quantia é destinada à saúde, educação, transporte escolar e assistência social.
O valor total da dívida do Estado com os mais de 800 municípios já alcança a marca de R$ 8 bilhões. Devido à falta de repasses, algumas cidades já realizaram cortes de verbas em diversos setores e outras chegaram até mesmo a decretar estado de calamidade financeira. Diversas prefeituras buscam auxílio junto à Associação Mineira de Municípios (AMM) para que seja feito o pagamento.
Exigimos que o Estado repasse o que é de direito dos municípios! #Guiricema