As fortes chuvas que atingiram o município desde a madrugada desta quinta-feira (13/02), trouxeram inúmeros transtornos para a população, com vários pontos de alagamentos, inundações e enchentes.
A região central e algumas comunidades da zona rural foram, até o momento, os pontos mais afetados. O nível da água subiu rapidamente e atingiu vários imóveis.
Dados da CEMIG mostram que, apenas durante a madrugada, choveu o equivalente a 133 milímetros na cabeceira do rio dos Bagres. Para termos uma ideia, a vazão da Usina PCH Ervália subiu rapidamente do patamar de 4 m³/s às 00h00 para cerca de 50 m³/s às 08h00.
Diante da grande vazão e a previsão com valores entre 50 e 70 mm de chuvas para as próximas horas, pedimos que a população fique atenta e redobre a atenção.
Diante de qualquer sinal ou alterações na estrutura do imóvel, como trincas e rachaduras (principalmente em locais de áreas de risco), proteja-se em locais seguros.
Também orientamos a todos que evitem locais com histórico de alagamento e acionem imediatamente as autoridades em caso de emergência.
Os moradores que tiveram suas residências atingidas, devem procurar imediatamente os locais de abrigo coletivo disponibilizado pelas equipes da Prefeitura.
São eles:
- Escola Municipal Guilherme Mateus (Cruzeiro): Funcionária Sandra Xavier – 99993.3577
- Escola Municipal Coronel Luiz Coutinho (Escola da Praça): 3553.1761 / Funcionárias Maria José (manhã), Diana (tarde), Sabrina (noite – 98507.6011)
- Escola Estadual Prefeito Antônio Arruda (Ginásio) – Alto da Colina: 3553.1231