A Defesa Civil de Guiricema recebeu na última quinta-feira (12/08) as placas relacionadas ao “Projeto Piloto de Segurança”, que visa orientar a população que vive próxima à barragem PCH Ervália/Guiricema, localizada entre os municípios de Ervália e Guiricema, rotas de fuga e pontos de encontro como forma de orientar melhor a população local. As placas sinalizadoras serão afixadas nos locais na chamada Zona de Autossalvamento – ZAS.
A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da PCH e também do Plano de Contingência Municipal (Plancon). O projeto cadastrou as famílias que moram no trecho dos primeiros dez quilômetros abaixo da barragem, na localidade de Dom Silvério e Estrada Velha de Vilas Boas.
Para a instalação das placas sinalizadoras na região foram estudados cenários de cheias excepcionais e determinadas rotas de fuga. Além disso, através do Aplicativo PROX, a população de Guiricema poderá acompanhar em tempo real a variação do nível da represa e vazão do Rio dos Bagres, após os cadastros que serão executados pela equipe da Defesa Civil do município.
Além de manter o contato permanente com a equipe da Defesa Civil do município, o sistema envia por “Mensagens e Alertas” todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório/barragem para facilitar a prevenção e a resposta das equipes.