Os ferimentos causados por objetos cortantes e perfurantes no lixo doméstico que são descartados de forma incorreta na coleta do município têm sido frequentes. Esses objetivos colocam em risco a saúde de varredores de rua, garis e profissionais da usina de triagem e compostagem de lixo do município.
Pensando nisso, a Prefeitura de Guiricema, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está lançando a campanha: “De Olho no Lixo” que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a forma adequada para o descarte de objetos cortantes e assim reduzir os riscos no ambiente de trabalho desses profissionais. ATENÇÃO: Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo.
COMO DESCARTAR?
Para quem faz uso frequente de seringas, como portadores de diabetes, DEVERÃO ENTREGAR as seringas usadas nas Unidades de Saúde que possuem ponto de recolhimento, seguindo os protocolos necessários de descarte.
Lâminas, pregos e demais objetos pontiagudos devem ser descartados em garrafas pet fechadas ou recipientes rígidos resistentes à perfuração, como caixas de leite, latas e até caixa de papelão. Já cacos de vidro devem ser embrulhados em papéis ou jornal e, se possível, com identificação “material perfurante”.
FAÇA SUA PARTE! TODOS JUNTOS POR UMA GUIRICEMA MAIS SEGURA.