A Prefeitura de Guiricema informa que, devido ao atraso no envio de novos lotes de CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e que já havia sido anunciada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura precisou suspender a aplicação das segundas doses da vacina programada para esta semana (de 26 a 30 de abril).
A retomada da aplicação depende do envio destas doses pelo Governo Federal para darmos continuidade ao esquema vacinal da população, que será retomado de imediato assim que recebermos novas remessas da vacina.
Conforme Nota Técnica nº 457/2021 do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ligado ao Ministério da Saúde, bem como declarações públicas do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, houve um desabastecimento de doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Butantan (vacina Coronavac) que está impactando na distribuição desta vacina para todas as cidades do Brasil, incluindo Guiricema.
Segundo o documento, há previsão de recebimento de novas remessas de vacinas na primeira quinzena de maio e que o intervalo aumentado entre a aplicação das duas doses não deve reduzir a eficácia da vacina contra a Covid-19.
A nota segue afirmando que “o prazo estipulado inicialmente para segunda dose previa condições que não se confirmaram da produção das vacinas no Brasil”.
O informe esclarece que “houve atraso na chegada de insumos vindos do exterior e, por consequência, atraso também na produção das vacinas em território brasileiro. Ainda dentro deste efeito cascata, os municípios acabaram em grande parte desabastecidos”.
Vale destacar que na próxima quinta-feira, 29/04, a Secretaria de Saúde dará início a vacinação dos idosos de 61 anos com a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de acordo com remessa já enviada ao município.
Importante ressaltar que não é possível usar um tipo de imunizante na primeira dose e outro na segunda.
Assim que receber a nova remessa da vacina, o município irá retomar a aplicação das segundas doses da CoronaVac.
A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reforça a importância de cada um manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19, entre elas o uso de máscara o distanciamento social.
José Oscar Ferraz, prefeito de Guiricema