O Setor de Fiscalização de Guiricema está intensificando as ações com foco no cumprimento das normas sanitárias previstas no Plano do Governo do Estado Minas Consciente de enfrentamento ao Covid-19.
Locais como bares e campos de futebol estão sendo fiscalizados após denúncias realizadas pela população. Esse cumprimento das normas é uma exigência do Ministério Público após o avanço da macrorregião, que inclui o município, para a chamada onda branca do programa.
Vale destacar os eventos esportivos são consideradas de alto risco para a transmissão da doença e estão enquadrados na chamada onda roxa, onde só poderão retomar após a pandemia.
Durante a operação, bares e mercearias da zona rural também foram fiscalizados após denúncias de aglomeração, consumo de bebida no local e comerciantes sem máscaras.
“Estamos num período muito complicado da pandemia e parece que muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade da doença. São aglomerações em campos, festas particulares e em estabelecimentos que nem deveriam estar abertos. Isso é falta de respeito com o próximo, um egoísmo de muitos que está contribuindo para o aumento dos casos. Porém, se cada um fizer a sua parte, mais rápido vamos passar por isso”, alerta a Secretária de Saúde, Aurilene do Carmo Emídio.