O município de Guiricema foi novamente atingido pelas fortes chuvas que resultaram em muitos pontos de alagamentos, inundações e enchentes, trazendo transtornos e prejuízos para a população.
Desde que os primeiros registros de famílias atingidas foram feitos, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social vêm atuando para dar assistência das vítimas.
Uma articulação em conjunto entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde auxiliou os moradores na comunidade da Barra, trabalho continuado pela equipe técnica da Proteção Social.
Além disso, os profissionais do CRAS, por meio do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família), realizou uma ação na Quadra do Bengo para retirada de materiais de uso pessoal, como roupas e calçados, com a ajuda de um grupo de voluntários que auxiliaram nos trabalhos, além de representantes de entidades locais.
Além da região do Bengo, outros dois pontos de apoio e entrega de donativos foram criados, no centro e na comunidade do Taboa. O trabalho continua! Agentes de saúde, assistente social e uma psicóloga, estão atuando em campo para atender as famílias mais distantes e que ficaram por dias em situação de isolamento devido às fortes chuvas.
Após o levantamento das necessidades de cada família atingida, uma equipe intersetorial encaminha as demandas dos moradores para quatro áreas essenciais: Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e apoio imediato através do repasse de donativos como alimentos, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, além de informações sobre acesso a vacina para aqueles que tiveram contato com a água da enchente.
A Prefeitura de Guiricema agradece o esforço e a dedicação de toda a nossa equipe neste momento, e a todos que estão colaborando com as ações. O nosso muito obrigado!