O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Delilo Ribeiro Toledo promoveu nesta terça-feira, 8 de agosto, uma ação social alusiva à campanha Agosto Lilás com foco na conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O trabalho foi desenvolvido com as crianças e adolescentes participantes das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles participaram de uma panfletagem sobre o tema, de uma blitz solidária e se divertiram em uma dinâmica realizada na praça.
A campanha Agosto Lilás visa levar informações e sensibilizar toda a sociedade sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher.
- LEI MARIA DA PENHA
O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher.
Hoje, a Lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
JUNTOS EM DEFESA DA MULHER. DENUNCIE. FAÇA A SUA PARTE!